Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

domingo, 27 de outubro de 2013

BRASILEIROS SÃO DESTAQUE NA MARATONA DO WMA

Manoel Alves Silva levou o ouro na Maratona
Foto: Bruno Dietrich

As duas modalidades mais aguardadas do XX Mundial de Atletismo Máster, a Maratona e a Meia Maratona, contaram com a participação de aproximadamente 600 atletas entre 35 e 99 anos, na manhã deste domingo (27/10), na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O trajeto da Maratona percorreu as avenidas Padre Cacique, Diário de Notícias e Guaíba, rua Copacabana, até a esquina com a rua Sargento Nicolau Dias de Farias, no bairro Assunção, e retorno pelas mesmas vias, totalizando 42 km. 

O vencedor foi o brasileiro, Manoel Alves Silva, de 44 anos, nascido em Barueri, São Paulo. “Eu treino há apenas sete anos e tenho que agradecer a Deus por tudo. É o título mais importante da minha carreira, embora eu não tenha feito uma boa prova, na minha avaliação. Também dedico esse triunfo ao meu pai”, diz emocionado o vencedor.

Antônio Fernando Santos ficou com a medalha de prata na Maratona
Foto: Bruno Dietrich
O segundo colocado, Antônio Fernando Santos, de 39 anos, vindo de Alagoas, afirmou que liderou a prova por muito tempo, mas que uma câimbra o obrigou a parar quatro vezes, dificultando o seu desempenho.
Completando o pódio verde amarelo, o baiano Fredson Carneiro Costa, de 36 anos, que volta para casa com diversas medalhas, não perdeu a oportunidade de deixar uma mensagem aos jovens. “É um sensação maravilhosa, algo indescritível. É gratificante representar nosso país, a nossa bandeira em campeonato mundial. Eu levo pra casa três medalhas,  nos 5.000 m, 10.000 m e agora na maratona. Também quero dizer aos jovens que nunca desistam dos seus sonhos. Eu sou filho de faxineira, e há três anos  que eu sou profissional, mas  vivo disso,  sustento meus dois filhos e a minha família”, exaltou.

Fredson Carneiro Costa chegou em terceiro lugar na Maratona
Foto: Bruno Dietrich
No sábado, Porto Alegre sofreu com uma chuva intensa, que causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Segundo vice-presidente WMA, Brian Keaveney, árbitro-chefe das provas de rua, havia certa preocupação com o clima. “Durante as provas, nós tínhamos a expectativa de que o tempo fosse chuvoso e que isso pudesse ocasionar lesões nos atletas. Mas tivemos sorte e a temperatura foi muito agradável. A disputa foi muito bonita e emocionante’’, afirmou o vice-presidente WMA.

O presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM), Francisco Hypólito, gaúcho de São Leopoldo, também esteve presente durante as provas. “Hoje o sentimento é de presentear os atletas com uma bela competição, já que é o último dia do campeonato, e está muito bonito e sem chuva. Neste ano, ocorreu a estreia da Meia-maratona em um campeonato mundial. Isso engrandece mais ainda e deixa um marco na história da cidade”, finalizou.

Durantes as maratonas, também estiveram presentes o secretário do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, a diretora-presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Estado (Fundergs) Renita Dametto, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, juntamente com o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Edgar Meurer. 

Texto: Leonardo Souza e Giovani Gafforelli, estudantes de Jornalismo do IPA voluntário no WMA 2013.
Fotos: Bruno Dietrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário