Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

sábado, 19 de outubro de 2013

O ORGULHO DE PORTUGAL/ The pride of Portugal/
El orgullo de Portugual

Atletas de mais de 80 países estão em Porto Alegre para competir no 20° Campeonato Mundial de Atletismo Master. Entre esses países está Portugal. É de lá que vem Joaquina Flores. Aos 73 anos, sendo 23 de atletismo profissional, Joaquina, começou a praticar o esporte por incentivo do irmão que também foi atleta. Considerada uma referência no seu país, a atleta ressalta a importância do esporte em sua vida: “Antes eu andava com um saco de remédios atrás de mim e eu nunca mais tomei os remédios, eu nunca mais tomei nada, estou aqui, graças a Deus, e quando tenho qualquer problema, eu vou fazer o meu treino, tomo uma ducha e fico nova”, declarou a Portuguesa.

Joaquina Flores exibe orgulhosa a medalha. Foto: Laura Blessman
A competição é uma das muitas em que Joaquina já participou. Só no Mundial de Atletismo Master, Joaquina compete em 3 provas de modalidades diferentes, sendo uma delas a de 5.000 metros, que lhe garantiu, na tarde deste sábado, a medalha de prata. Recordista Mundial na prova de 10.000 metros, a competidora subiu ao pódio exibindo uma mascote, que segundo ela foi dado pela neta.

A atleta, contente no pódio. Foto: Graziella Silva
Casada há 53 anos, ela não poupa elogios quando o assunto é o marido. “Eu não sou só atleta, eu sou mãe, eu sou avó, eu faço tudo, estou aqui, deixei tudo organizado, porque eu tenho um marido espetacular, que é meu pai, meu irmão, meu amigo e meu namorado.” E ainda diz que o esposo não só a apoia, mas também é seu empresário. Em muitas das vezes, é ele quem incentiva Joaquina a ir às competições.

Texto: Graziella Silva, voluntária do curso de Jornalismo do IPA no WMA 2013.

The Pride of Portugal

Athletes from over 80 countries are in Porto Alegre to compete at the 20º World Master Athletics. Between these countries is Portugal. From there comes Joaquina Flores. At 73 years old, being 23 years of professional athletism, Joaquina, started to practice sport by incentive of her brother that was also athlete. Considered a reference in her country, the athlete emphasizes the importance of sport in her life: “Before I walked with a bag of medications behind me and now I don’t take any medications, I never more took any pills, I’m here, thanks God, and when I have any problem, I’m going to do my training, take a shower and get new”, declared the Portuguese.

The competition is one of the many that Joaquina already participated. Just in the World Master Athletics, Joaquina competes in 3 proofs from different modalities, being one of them 5000 meters, that secured to her, in this Saturday afternoon, the silver medal. World recordist in the proof of 10000 meters, the competitor took the podium displaying a mascot, that according to her was given by her granddaughter.


Married 53 years ago, she doesn’t saves compliments when the subject is her husband. “I am not just and athlete, I am mother, I am grandmother, I do everything, I’m here, I left everything organized, ‘cause I have a spectacular husband, that is my father, my brother, my friend and my boyfriend.” And also says that her husband not just supports her, mas also is her businessman. Many times, is him that encourages Joaquina to go to the competitions.



El orgullo de Portugal

Atletas de más de 80 países están en Porto Alegre para participar del 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master. Entre esos países está Portugal. Es de allá que viene Joaquina Flores. A los 73 años, 23 dedicados a lo atletismo profesional, Joaquina empezó a practicar el deporte por incentivo de su hermano, que también fue atleta. Considerada una referente en su país, la atleta resalta la importancia del deporte en su vida: “Antes, yo andaba con una bolsa de medicaciones conmigo, y nunca más los utilicé. Estoy aquí, gracias a Dios, y cuando tengo cualquier problema, hago mi práctica, me ducho y quedo hecha nueva”, declaró.

En el Mundial de Atletismo Master, ella compite en tres pruebas de modalidades distintas, siendo una de esas los 5000m, donde logro, en ese sábado, la medalla de plata. Dueña del record mundial en los 10.000m, la competidora subió a lo podio exhibiendo una mascota, que, según ella, la fue regalada por su nieta.

Casada hace 53 años, no ahorra elogios cuando el tema es su marido. “No soy solo atleta. Soy madre, abuela, yo hago todo. Estoy acá, dejé todo organizado porque yo tengo un marido espectacular, que es mi padre, mi Hermano, mi amigo y mi novio”. Y también cuenta que el marido no solo la apoya, pero también es su empresario. En muchas de las veces, es él quien incentiva Joaquina a ir a los torneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário